top of page
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon
  • logo_spotify

BATOM VERMELHO: COMO USAR?! #TUTORIAL

Você acha lindo batom vermelho? Sempre quis usar, mas não sabe como passar direito? Acha lindo quando outras pessoas usam, mas não acha legal em você? Não sabe qual batom escolher? Não tem coragem de usar? Seja qual for o seu problema envolvendo usar batom vermelho esse post pode te ajudar a resolver!




STEP 1: a parte teórica de usar um batom vermelho.

Semana passada encontrei com uma amiga e, eu, como de costume estava usando batom vermelho. Ela me falou sobre como achava lindo (e até libertador), mas que tinha 0% de coragem de estar com os lábios vermelhos como eu, daquela forma, casualmente, no cotidiano. Tinha VERGONHA. Naquele dia eu já vinha pensando em várias coisas que me faziam sempre retomar as mesmas questões: "Em 2015 e ainda estamos pensando dessa forma? Será que estamos evoluindo? Será que o futuro está realmente associado a um progresso?".



Estamos em 2015 e, com certeza, todos nos achamos muito a frente de qualquer coisa. Ainda assim, minha amiga (e com certeza várias outras mulheres) não conseguem usar batom vermelho. É um gesto muito simples, mas bastante significativo. Então, se você assim como ela tem esse tipo de impedimento, essa parte do tutorial foi feita pra você!


Por que não usar batom vermelho? Se você sente vergonha, ou algo, algum outro sentimento te impede de usar, já parou para pensar porquê está permitindo que ele te impeça de fazer isso? Imagino que, na maioria dos casos, esses sentimentos tem a ver com insegurança. Na verdade, toda vez em que uma mulher pensa em usar um batom vermelho e ela não se permite, porque ela tem vergonha, por exemplo, ela cede. Cede espaço para que outras pessoas decidam por ela a simples escolha da cor do seu batom. Isso tem a ver com muitas coisas, mas aqui eu gostaria de falar sobre beleza.


Sim, beleza. Porque a beleza significa, acima de tudo, se sentir bem consigo mesma, mesmo que isso implique em sair na rua, casualmente, de lábios vermelhos e receber uma cantada idiota por causa disso. Normalmente eu pensaria "não devia ter saído de casa com batom vermelho", mas agora eu penso "vou sair de casa assim amanhã e depois, depois e depois", sabe por quê? Porque eu me sinto incrível com o meu batom vermelho: me sinto segura e nada, nem o fato de um homem idiota, mal educado e machista ter agido dessa forma vai estragar isso. Eu não vou permitir que ele escolha a cor do meu batom, eu não vou permitir que ele me diga como eu devo ser ou o que eu devo usar, ou o que eu deveria sentir. Ele está errado. E mesmo que uma outra mulher ache que eu não fiz bem em passar o meu batom vermelho, porque eu não deveria parecer uma "piriguete": porque ela deveria me dizer como eu devo ou não estar? Porque uma coisa tão simples, que me faz tão bem e que não interfere na vida de nenhuma outra pessoa além da minha incomoda tanto? Será que não é tão simples quanto parece? O que pequenas coisas que fazemos todos os dias, como passar um batom, tem significado para nós e para os outros?


Bem, eu fiz esse textão do facebook pra te responder que, teoricamente, usar um batom vermelho é mais fácil do que parece. A parte prática disso se desenvolve em 3 etapas: escolha o batom, passe o batom e enjoy.


Você sente que precisa saber mais sobre isso?! Assista esse vídeo.

STEP 2: a parte prática de usar um batom vermelho.


Escolha o batom!

Antes de qualquer coisa, escolha qual batom vermelho você vai usar. Sim, existem VÁÁÁÁRIOS. Para escolher um batom podemos elencar 5 características básicas que todo batom tem: 1. TEXTURA/APLICAÇÃO: ele pode ser líquido, em balm, em lápis ou em bala (que é o modo mais comum que conhecemos); 2. ACABAMENTO: ele pode ter um acabamento acetinado, cremoso ou matte; 3. DURAÇÃO: ele pode ter curta, média ou longa duração; 4. AROMA: ele pode cheirar bem ou pode cheirar mal e 5. PREÇO: ele pode ser mais caro ou mais barato. Acredito que essas são as 5 características principais que influenciam na escolha do produto, além da apresentação da cor, é claro.


Algumas opções são:

  • Red Kiss | Eudora (R$ 17,99 - você encontra aqui ou com uma revendera Eudora)

  • Intense - cor #330 | O Boticário (R$ 17,99 - você encontra aqui ou em uma das lojas da marca)

  • Ruby Woo | MAC (R$ 69,00 você encontra aqui, em uma das lojas da MAC ou da Sephora)

  • Bordô Magnético | Eudora (R$ 30,99 - você encontra aqui ou com uma revendedora Eudora)

  • Russian Red | MAC (R$ 69,00 você encontra aqui, em uma das lojas da MAC ou da Sephora)

  • Vermelho 45 | Natura ( R$ 17,90 você encontra aqui ou com uma revendedora Natura)

  • Ballet | Dailus ( R$ 19,78 você encontra aqui)

  • Vermelhou | Quem disse Berenice? (R$29,90 você encontra aqui ou em uma das lojas da marca)

  • Vermeli | Quem disse Berenice? (R$ 31,90 você encontra aqui ou em uma das lojas da marca)

  • Extra Lasting cor Cereja | Avon (R$ 14,99 você encontra aqui ou com uma revendedora da marca)




Aplique o batom!

Algumas pessoas tem muita dificuldade nessa etapa, então, para ajudar, uma aula com uma das melhores maquiadoras do mundo: Fabiana Gomes ❥.


Uma dica: se você não consegue respeitar o contorno dos seus lábios e tem muita dificuldade com isso tente começar com um pincel.


Enjoy!

Aproveite! Curta esse momento. Avalie o como você se sente e pense se vale a pena continuar dizendo "não" ao batom vermelho. Ouça esses singles pop and shake it off! We flawless! ​​

"Em 2015 e ainda estamos pensando dessa forma? Será que estamos evoluindo? Será que o futuro está realmente associado a um progresso?"

Algumas coisas me fazem pensar que sim e outras me fazem pensar que não. Esse mês está terminando e, apesar de não ter ABSOLUTAMENTE NADA CONTRA a luta contra o câncer de mama, sempre me pergunto: até quando vamos chamar o Outubro de "Outubro Rosa" e o Novembro de "Novembro Azul"? Até quando vamos fazer campanhas que incentivem as mulheres a cuidarem de sua saúde porque elas são o "sexo frágil" (então, naturalmente precisam disso) e vamos dizer aos homens que cuidar da saúde não significa deixar de "ser o sexo forte"?


Até quando?

VOCÊ JÁ LEU?

bottom of page