top of page
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon
  • logo_spotify

7 RAZÕES QUE ESCLARECEM PORQUE BRITNEY É ETERNA


Hi, dolls!

Hoje eu vim falar um pouco sobre essa estrela tão brilhante nesse enorme universo pop: Britney Jean Spears. Algumas pessoas não conseguem entender o que torna Britney um ícone pop e até mesmo pensam que a carreira da cantora morreu definitivamente em 2007. Isso não é nada anormal, considerando que desde o começo de sua carreira, no fim da década de 90, ela tem causado bastante polêmica. De qualquer forma, Britney é e sempre será lembrada e eu gostaria de explicar porquê.


1. Records

Desde seu primeiro single "...Baby One More Time", lançado em 1998 (há 17 anos) e do lançamento de seu albúm de mesmo nome em 1999, Britney teve seu nome colocado nas paradas de sucesso. Baby One More Time, logo na semana seguinte ao lançamento, se tornou o número um na lista de mais vendidos da Billboard. Estima-se que ela tenha vendido cerca de 30 milhões de cópias do seu primeiro albúm e isso foi apenas o começo. Os cds seguintes "Oops!... I did it again" (2000), "Britney" (2001), "In The Zone" (2003), "Blackout" (2007), "Circus" (2008), "Femme Fatale" (2011) e "Britney Jean" (2013) não ficam pra trás e renderam a Britney números impactantes. "Oops!... I did it again" foi o disco mais vendido em sua primeira semana de lançamento por QUINZE FUCKING YEARS, até ser desbancado pelo álbum 25 da Adele, há duas semanas. Ela emplacou hits em absolutamente TODOS os albúns, ficando sempre em colocações impressionantes, o que lhe rendeu uma verdadeira fortuna. Graças a isso, foi considerada a celebridade mais poderosa do mundo em 2002 pela revista Forbes, é a única artista feminina a ter quatro álbuns consecutivos estreando em primeiro lugar pela Billboard desde 2003, a única cantora até hoje a ter oito cds consecutivos estreando no Top 5 da Billboard e é atualmente a 6ª cantora mais bem paga do mundo.




2. Singles

Britney tem tantos singles que eu nem sei se sou capaz de lembrar de todos! As músicas dela são daquele tipo que fica pra sempre na vida de todo mundo e quando toca, absolutamente todas as pessoas serão afetadas. Baby One More Time, Oops!... I did it again, I'm Slave 4 U, Oveprotected, Toxic, Gimme More, Criminal! Ela é literalmente uma máquina de hits. É hit after hit after hit after hit. Já conseguiu feitos inacreditáveis, como deslocar uma música da 96ª posição para o 1º lugar da Billboard Hot, por exemplo, com Womanizer em 2008.


3. Coreografias

Todos nós sabemos que uma boa coreografia é TUDO quando se trata de música pop e todos nós conhecemos as coreografias INCRÍVEIS dos videoclipes de Britney Spears. Dá uma olhada nessa aqui, que se você ainda não conhece, com certeza vai tentar reproduzir (porque todos tentamos).

4. Originalidade

A originalidade é sem dúvida uma característica marcante em Britney, pois toda sua produção é muito "sua", inclusive, ela já foi bastante condenada por causa disso. Mesmo que a maior parte de suas letras não sejam autorais, isso não impediu que ela mostrasse a que veio. O albúm no qual podemos sentir isso mais fortemente é o "Britney", que, não por acaso, é justamente o cd que foi totalmente planejado por ela sem interferências da gravadora. "Hit me baby one more time", "I'm not a girl, not yet a woman", "She's so lucky, she's a star, but she cry, cry, cries" são versos que falam sobre sua vida. Desde o começo da carreira o que ela apresenta é sempre o que ela é, tanto, que mesmo depois de se reinventar diversas vezes ao longo dela, expressando as diversas fases de sua vida, ela sempre mantém essência de seu trabalho. Durante todos esses anos, que podemos concluir é que sensualidade, inventividade e autencidade são marcantes em sua produção musical.



5. Potencial de influência

Britney se tornou realmente um um ícone, trazendo com ela coisas que muita gente nem imagina. Você, que está aí sentado lendo este post, provavelmente tem ao menos uma calça jeans. Eu tenho várias. E esse é apenas um exemplo da influência dela, porque foi graças a Britney que o Jeans foi difundido e popularizado, se tornando um tecido extremamente usado. Isso é tão marcante que alguns dizem até que o Jeans se chama assim por causa do nome da cantora (Britney JEAN Spears) e que antes era chamado apenas de Denim (o nome real do tecido).


6. Polêmicas (Closes e Turn Down)

Aqui cabe falar sobre os fatos que consideramos mais relevantes, mesmo sabendo que nossa princesa do pop sempre foi closeira mesmo. Algumas polêmicas nas quais Britney esteve envolvida são inesquecíveis como o beijo que recebeu de Madonna no VMAs de 2003.


Ou seu casamento, com o melhor amigo de infância Jason Alexander, em 2004, que durou apenas 55 horas.

Como todos sabem 2007 foi um ano ruim, inclusive para Britney. Tudo começou no fim de 2006, quando seu casamento acabou, o que deu inicío a uma grande crise pessoal. 2007 foi certamente um ano cabalístico para ela: foi fotografada diversas vezes sem calcinha, era sempre vista bêbada, raspou o próprio cabelo, se internou por diversas vezes em diferentes clínicas de reabilitação (nas quais não conseguia completar o tratamento, chegando ao ponto de permanecer por apenas um dia em algumas). Atacou um paparazzi com guarda-chuva, quebrou os vidros de seu carro, foi fichada pela polícia, perdeu a guarda dos dois filhos e teve sua aprensentação de volta aos palcos (no VMA) altamente criticada. Para ver os filhos Britney tinha fazer um exame anti-drogas e tinha suas visitas monitoradas.


Ninguém esperava que Britney, uma cantora que virou símbolo adolescente dos anos 2000 e começou sua carreira no Club do Mickey fosse enfrentar tudo isso. E, acreditem, ela sofre bastante preconceito por isso até hoje. O que acontece é que esse foi um período conturbado em sua vida, no qual ela, que sempre foi extremamente cobrada, num momento difícil teve sua vida massacrada pela mídia.

7. Representação Cultural

Bem, diante de tudo isso fica claro que Britney pode, no mínimo, ser considerada um marco dos anos 1990-2000. Não há dúvida de que Britney superou 2007 e já em 2008 lançou seu sexto albúm "Circus" que, assim como os demais, estreou no topo da Billboard 200.


Ela representa tudo que vivemos no inicío dos anos 2000 e tudo que queremos continuar ouvindo nesta década.





VOCÊ JÁ LEU?

bottom of page